quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Movimentos Rurais na República Velha

Texto sobre Canudos:
Canudos é uma cidade que se localiza na região de Vaza Barris e que sua população é basicamente constituída por camponeses e pequenos comerciantes, e suas principais atividades são a agricultura, criação de animais e o comércio da madeira. Seu lider era Antônio Conselheiro. Sua base religiosa era o messianismo. A comunidade de Canudo tornou-se um núcleo relativamente prospero, dedicando-se ao comércio com as cidades vizinhas. Os grandes proprietários rurais se irritaram com o crescimento de Canudos, e iniciaram um planejamento para acabar com isso, e ainda com o apoio da Igreja.Por esse e outros motivos que houve a guerra de Canudos





Cangaço:

Texto da internet:

Cangaço foi um fenômeno ocorrido no nordeste brasileiro de meados do século XIX ao início do secúlo XX. O cangaço tem suas origens em questões sociais e fundiárias do Nordeste brasileiro, caracterizando-se por ações violentas de grupos ou indivíduos isolados: assaltavam fazendas, sequestravam coronéis (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazéns. Não tinham moradia fixa: viviam perambulando pelo sertão, praticando tais crimes, fugindo e se escondendo.

O Cangaço pode ser dividido em três subgrupos: os que prestavam serviços esporádicos para os latifundiários; os "políticos", expressão de poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros independentes, com características de banditismo.

Os cangaceiros conheciam a caatinga e o território nordestino muito bem, e por isso, era tão difícil serem capturados pelas autoridades. Estavam sempre preparados para enfrentar todo o tipo de situação. Conheciam as plantas medicinais, as fontes de água, locais com alimento, rotas de fuga e lugares de difícil acesso.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Canga%C3%A7o

Texto sobre Cangaço:

O Cangçao surgiu no Brasil em torno do final do século XIX e inicio do XX, no nordeste.Eles eram grupos de homens armados.Estes grupos apareceram em função principalmente, das péssimas condições sociais da região nordestina.O latifundio, que concentrava a terra nas mãos dos fazendeiros, deixava o resto da população as margens da sociedade.Ele é um "fenomêno social", só que com cracteristicas violentas.Eles promoviam saques a fazendas, atacavam comboios e chegavam a seqüestrar fazendeiros para obtenção de resgates.


http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/


FOTO

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/historia/cenasdoseculo/nacionais/lampiao.htm


Postagem: Tiago Ribeiro

Autor: Tiago Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário