sábado, 20 de novembro de 2010

Como funciona a politica da republica velha?

Coronelismo: é uma esfera municipal a base era mandonismo , clientelismo e fraude eleitoral , alianças politicas , o clientelismo = troca de favores
Fraude eleitoral= voto bico de pena inventava gente para votar até morto votava .
Mandomismo= chantagem , eles chantagem para a pessoa votar na pessoa . Os coronéis ocupassem o espaço político e monopolizassem a região , eles faziam a cabeça da pessoa para votar neles e ai lá na hora para confirmar na hora , ve se a pessoa votou nele mesmo , o nome disso ficou conhecido como voto de cabresco a pessoa era conduzida até lá tipo aqueles negócios que tapa a cara que só fica olhando para frente , por isso o voto era aberto a pessoa não tinha "liberdade" nem até para votar , na véspera da eleição eles ensinava a pessoa a votar a ler e escrever para votar , porque lá tinha o controle lá na hora , para garantir a vitória era como os mortos votavam também isto é pessoas já falecidas tinham seus nomes emprestados para votar mais de uma vez .

Politica do cafe com leite
A política do café-com-leite foi uma política de revezamento do poder nacional executada na República Velha entre 1898 e 1930, por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário dos estados de São Paulo - mais poderoso economicamente, principalmente devido à produção de café - e Minas Gerais - maior pólo eleitoral do país da época e produtor de leite.

Revezavam-se no poder representantes do Partido Republicano Paulista (PRP), e do Partido Republicano Mineiro (PRM), que controlavam as eleições e gozavam do apoio da elite agrária de outros estados do Brasil.

A POLÍTICA DOS GOVERNADORES

Criada por Campos Sales, baseava-se no seguinte: o presidente apoiava os governadores estaduais e seus aliados e em troca eles garantiam a eleição para o congresso dos candidatos oficiais. Isso garantia a continuidade das grandes famílias (ricas e poderosas) no poder. Era uma troca entre os governantes estaduais e o Governo Federal. Esta troca funcionava graças:

1) À Comissão de Verificação
2) Ao Coronelismo

COMISSÃO DE VERIFICAÇÃO

A aceitação dos resultados era feita através desta comissão.
Era formada por deputados que recebiam as atas eleitorais (livros de votação dos eleitores) para verificar se houve ou não fraude.
A partir daí a fraude eleitoral passou a ser feita pela própria comissão, que podia determinar quem devia ser reconhecido como vencedor das eleições.
POSTADO POR:GABRIEL LIMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário