domingo, 13 de junho de 2010

Capitais do Brasil






Em 1501, um ano após o descobrimento do Brasil, Amérigo Vespucci chegou na Baía de Todos os Santos. O dia coincidiu com o feriado de Todos os Santos (1. de Novembro), fato que originou o nome da baía.Em 1549 a coroa portuguesa declarou Salvador a capital do Brasil (titulo que perderia em 1763 para o Rio de Janeiro) e a cidade, com 25.000 habitantes, tornou-se o maior centro urbano ao sul do equador.Sua escolha foi determinada pela posição estratégica que a Baía de Todos os Santos representava para os navegadores portugueses, já que por ali escoava a maior parte do pau-brasil extraído.

A partir de meados do século 16, Salvador serviu como maior porto de entrada de escravos africanos no Brasil. A cidade herdou costumes e tradições da África e é hoje um exemplo interessante da integração de culturas distintas, originando a mística cultura afro-brasileira. Ao se forçar escravos a louvar santos católicos, fundiu-se o catolicismo com religiões africanas. Santo Antônio é louvado como Deus Oxumaré, São Jorge é Ogum, etc.

Texto
Salvador, a primeira capital do Brasil, começou com o nome de São Salvador, fundada em 1549 por Tomé de Sousa e sua comitiva, em ordens do rei de portugal. Assim nasceu Salvador uma capital sem antes ser província. Hoje em dia Salvador tem uma população de aproximadamente 3 milhões de habitantes, e é um dos importantes destinos turísticos do Brasil, e ela é a nona cidade mais rica do Brasil.


Postado: Tiago
Autor:Tiago







Nenhum comentário:

Postar um comentário